O parque nacional da Chapada das Mesas é uma área de proteção ambiental de Cerrado no centro-sul do Maranhão. Local ideal para quem gosta de aventura e adrenalina. Em meio à vegetação exuberante, são revelados os mais belos segredos: cachoeiras inacreditáveis (com destaque especial para uma das do santuário de Pedra Caída com 46 metros de altura, formando piscina natural), curiosas formações rochosas e gigantescas esculturas naturais.
Embarque com destino a Imperatriz, recepção no aeroporto e traslado privativo a cidade de Carolina (São 220 km com aproximadamente 3horas de viagem). Acomodação.
Após o café da manhã, seguiremos pela rodovia federal rumo ao município de Riachão. Depois de cerca de 1h e 40min de traslado, chegamos no “Encanto Azul”, lugar secreto, totalmente natural. Uma pequena trilha com vegetação agreste e mais cerca de 100 metros de descida em um cânion com mata fechada, nos leva a esse lugar encantador: uma piscina natural de águas transparentes e azuis que brotam das rochas, com profundidade variada, chegando a 6metros em determinados pontos e temperatura agradável o ano todo, ideal para flutuação e observação das várias espécies de peixinhos. Retornamos para o almoço (não incluso) e em seguida vamos para a Cachoeira de Santa Bárbara, um dos maiores saltos da Chapada das Mesas com 76 metros de altura e um delicioso poço para banho, de cor esverdeada.
O último lugar a ser visitado é talvez o mais belo de todos: o Poço Azul, cujo reflexo da água explica seu nome. Sua piscina natural formada por águas cristalinas e azuis nos convidam para curtir mergulhos e muito relax. Retorno por volta das 16h, no caminho parada na cachoeira de Itapecuru (Cachoeiras Gêmeas), por volta das 18h, chegada em Carolina. Noite livre.
Após o café da manhã, sairemos com destino às Cachoeiras de S. Romão e Cachoeira da Prata. O percurso em veículo 4 x 4 dura aproximadamente 3 horas. Uma breve caminhada nos leva à primeira cachoeira: São Romão, localizada no rio Farinha, um afluente do rio Tocantins. Um grande poço formado por seus 25 metros de queda é ideal para deliciosos banhos. Chegamos até sua cortina, onde jatos d´água massageiam nossas costas (possível somente no período que não chove). Aqui, tempo para repor as energias e após o almoço no retorno para Carolina visitaremos a Cachoeira da Prata, conjunto de três quedas que caem em uma ampla área, formando mais um cenário maravilhoso para fotos. Revoadas de andorinhas (ao nascer e pôr do sol) tornam o cenário ainda mais encantador. Retorno previsto para as 16h e chegada à pousada por volta das 18h. Noite livre.
Após o café da manhã seguimos para um belo passeio ao Complexo Turístico de Pedra Caída onde visitaremos o Santuário de Pedra Caída, um dos lugares mais bonitos do Brasil, esculpido em meio ao cerrado maranhense. Uma caminhada de cerca de 1000 metros nos levam até a entrada do Cânion. Em alguns trechos caminhamos com água pelo joelho e cujos paredões brotam água e a vegetação mostra sua exuberância. Os paredões chegam a atingir 50 metros, sucessão de paisagens magníficas. Mais alguns metros de caminhada e quando o percurso parece chegar ao fim surge uma fenda, espécie de portal mágico onde revela parte do Santuário, espécie de templo em formato piramidal formado pela ação da água sob o arenito friável há cerca de 60 milhões de anos, por onde cai uma cachoeira de 46 metros de altura. Euforia, lágrimas de emoção são algumas sensações relatadas para definir a magia do lugar. Indescritível. Tempo para curtir. A seguir iremos a Cachoeira da Caverna em veículo 4×4 com percurso de 7 km e mais caminhada leve, no retorno faremos uma parada para conhecermos e tomarmos um delicioso banho de despedida na exótica Cachoeira do “Capelão”.
Retorno para a Pousada por volta das 16h, Almoço no atrativo (não incluso). Por volta das 17h saída com destino ao Portal da Chapada (a mesma está localizada entre a Pedra Caída e Carolina). Subida de aproximadamente 200metros em uma trilha media que leva 20 minutos até o Portal. De cima temos uma noção do tamanho e riqueza da Chapada das Mesas. Após o por do sol, saída até a pousada. Noite livre.
A melhor época para curtir a Chapada das Mesas é entre junho e dezembro, quando chove menos e os rios estão menos caudalosos e melhor para banhos. Julho é alta temporada na região, não somente por conta das poucas chuvas. É nesse mês que acontecem as festas tradicionais da região.
Os roteiros de nosso site são apenas sugestivos e podem ser totalmente adequados para atender as suas expectativas. Consulte saídas privativas!
Os valores expressam uma cotação e serão fixados somente no ato da confirmação de reservas. São, portanto sujeitos a alteração sem aviso prévio, neste caso, devido também à oscilação cambial entre as moedas.
Tours regulares: são passeios com preços reduzidos e tem como característica a companhia de outras pessoas, ou seja, são coletivos.
Confira algumas limitações dos tours regulares:
– Os guias poderão ser trocados no decorrer da viagem;
– Os veículos poderão ser trocados no decorrer da viagem, de modo que a capacidade seja proporcional ao número de pessoas.
Viagens e tours privativos: são ideais para quem não abre mão de serviços personalizados.
– Horários dos tours podem ter maior flexibilidade;
– Circuitos podem ser adequados de acordo com a escolha do passageiro.
Os hotéis informados são aqueles previstos no roteiro, mas poderão ser substituídos por similares, caso não sejam confirmados no ato da reserva.
No período de Natal, Reveillon e feriados, alguns hotéis aceitam reservas com um mínimo de noites, além de cobrarem valores diferenciados. Por favor, caso deseje viajar nestes períodos, nos consulte.