Considerado um dos destinos mais bonitos do país, os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros e quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Barreirinhas. De lá, é dada a largada para a exploração do cenário, que fica ainda mais exuberante entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão completamente cheias.
Embarque com destino a São Luís. Chegada no aeroporto, recepção do nosso agente local e traslado até o hotel.
Por volta de 7h00, embarque com destino a Barreirinhas com duração de 4h, em boa estrada onde poderemos observar plantações de Babaçu e Buriti. Barreirinhas está localizada na margem do Rio Preguiças, sendo uma cidadezinha ainda muito pacata e hospitaleira. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado próximo à cidade é uma joia rara, com magníficas dunas esculpidas pela natureza e no período de Março à Setembro contém centenas de lagoas formadas pelas águas da chuva que caem nessa época. Chegada e acomodação na Pousada, tarde livre para passeio na vila, banho de piscina.
Manhã livre para passeios opcionais. Às 14h00 logo após almoço iniciaremos nosso passeio em veículo 4×4 até chegarmos ao coração dos Lençóis, onde faremos caminhada no circuito ao Grandes Lençóis (de acordo com o período do ano lagoa da estação), com banho de lagoa e contemplação do belíssimo pôr do sol nas dunas em seguida no finalzinho da tarde retornaremos para Barreirinhas e continuar desfrutando de um banho de piscina no hotel ou sair à noite pelas tranquilas ruas da cidade ou ainda simplesmente apreciar do alto da beira rio a calmaria das águas passando tranquilamente saboreando uma bela pizza nos restaurantes da vila. Noite livre.
Às 8h30, embarcaremos em lancha voadeira para passeio no majestoso pelo Rio Preguiças, com suas águas calmas onde avistaremos em suas margens igarapés, mangue, buritis, pés de Juçara (açaí), tucunzeiros, além de garças e maçaricos. Faremos paradas nas comunidades de VASSOURAS, conhecido também como pequenos lençóis e local onde podemos saborear uma deliciosa água de coco, interagir com os macacos pregos que ali habitam, MANDACARÚ, pequeno vilarejo de pescadores onde subiremos 160 degraus no Farol de mesmo nome para contemplar a paradisíaca visão de dunas, do rio e sua foz, do oceano e da vegetação típica chegando até CABURÉ, sendo este um braço de dunas localizada entre o Rio e o Mar. Retorno previsto para Barreirinhas por volta das 15h00 e às 16h30 retorno para São Luís.
Após café da manhã, saída do hotel, passando pelas praias do Calhau, São Marcos, Ponta D´areia e Lagoa da Jansen, até o Centro Histórico, caminhada pelas ruas calçadas de pedras de cantaria. No passeio serão visitados os principais pontos da cidade, locais que mantém evidências da história de São Luís. Caminhar pelas ruas do Centro Histórico de São Luís é vivenciar cenários literários e religiosos, saborear a culinária local e perceber o quanto o maranhense recepciona bem os visitantes. A cidade é uma ilha que encanta por suas belezas, lendas e história. Cercada por praias de águas mornas o ano todo, São Luís, Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2007, oferece aos visitantes ruas centenárias, com prédios e azulejaria coloniais. Pontos interessantes: Praça Pedro II, Palácio dos Leões, Praça Benedito Leite, Igreja da Sé, Fonte do Ribeirão, Beco da Bosta, Igreja de Santo Antônio, Praça Gonçalves Dias, Teatro Arthur Azevedo, Igreja/Convento do Carmo, Beco do Quebra-Bunda, Igreja do Desterro, Mercado das Tulhas, Rua Portugal e Casa do Maranhão. Em horário determinado traslado até o aeroporto e embarque para sua cidade de retorno.
Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas para se banhar mas, como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano. Chove durante todo o primeiro semestre, de dezembro a junho, e as chuvas costumam terminar pouco antes do início das festas juninas, que inauguram o início da alta temporada no Maranhão. Portanto, para visitar os Lençóis Maranhenses especificamente o ideal é ir logo após o período de chuvas, pois normalmente as lagoas costumam estar bastante cheias. Porém, durante todo o ano é possível aproveitar as belezas da região, que não se limitam ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Os roteiros de nosso site são apenas sugestivos e podem ser totalmente adequados para atender as suas expectativas. Consulte saídas privativas!
Os valores expressam uma cotação e serão fixados somente no ato da confirmação de reservas. São, portanto sujeitos a alteração sem aviso prévio, neste caso, devido também à oscilação cambial entre as moedas.
Tours regulares: são passeios com preços reduzidos e tem como característica a companhia de outras pessoas, ou seja, são coletivos.
Confira algumas limitações dos tours regulares:
– Os guias poderão ser trocados no decorrer da viagem;
– Os veículos poderão ser trocados no decorrer da viagem, de modo que a capacidade seja proporcional ao número de pessoas.
Viagens e tours privativos: são ideais para quem não abre mão de serviços personalizados.
– Horários dos tours podem ter maior flexibilidade;
– Circuitos podem ser adequados de acordo com a escolha do passageiro.
Os hotéis informados são aqueles previstos no roteiro, mas poderão ser substituídos por similares, caso não sejam confirmados no ato da reserva.
No período de Natal, Reveillon e feriados, alguns hotéis aceitam reservas com um mínimo de noites, além de cobrarem valores diferenciados. Por favor, caso deseje viajar nestes períodos, nos consulte.